segunda-feira, 11 de novembro de 2013

REVIEW CARABINA PCP HATSAN AT 44 Cal.177




            Aos caros amigos atiradores esportistas , amadores e profissionais, este é um review de uma das carabinas mais usadas no brasil e também em outros países, a Hatsan at 44 e seus diversos modelos e versões. Por serem equipamentos relativamente baratos com uma qualidade satisfatória, durabilidade bem interessante e com uma manutenção extremamente intuitiva, fácil e barata.
Vou deixar os dados técnicos de lado, e vou falar no uso pratico, porque quando você estiver em campo o que realmente importa é o equipamento não te deixar na mão, pra isso você deve saber o que você quer de sua carabina e se preparar.
Darei meu depoimento a respeito do modelo at44 – 10 .177 ou 4.5
Irei relacionar os itens que acho importante em uma arma de pressão do tipo pcp.


Autonomia
Faço cerca de 75 a 80 disparos com o cilindro original de 188cc , e se me perguntarem mas todos bons direi que sim porque o bom tiro é o que pelo menos encontra o alvo e neutraliza ou no caso de uma silhueta a derruba. Enfim para recarga sempre o melhor é o cilindro de ar "scuba", mas a bomba manual é uma opção muito interessante mesmo para casos onde não se tem acesso a outras fontes de ar comprimido. O esforço no enchimento não é tão grande visto que em 5 minutos é possível encher um cilindro da at44de 90 a 200 bar sem maiores preocupações, com turnos compassados de 1 segundo pra subir e 1 segundo pra baixar é possível e não tão estafante assim.



Precisão
Gosto muito da precisão dessa arma, fato comum que o projetil .177 mantem o curso por maior distância e tal, mas é imperativo o uso de chumbo de alta qualidade e peso já que isso afeta muito nesse quesito. Já fiz disparos em campo a 50, 80 e 130 metros com chumbos de 10,5 grains domed, os quais tive resultados bem satisfatórios, com mínima variação horizontal e com compensação na vertical , nada que um atirador, não conheça e efetue corriqueiramente.



Robustez
A Hatsan at44 é simples, e isso não é uma coisa ruim porque quando você estivesse em campo não seria agradável que a arma emperrasse por ter um pedaço de graveto ou sujeira em algum local exposto do mecanismo de engatilhamento ou disparo, o orifício de recarga é bem protegido por um pino de segurança, e nos modelos novos com um sistema de turn cap.
A autonomia é excepcional como disse a cima 80 disparos é muita coisa antes de uma recarga, o peso é outro aspecto bem satisfatório, pois ela é leve mesmo com luneta, bipé e supressor ela é confortável e não incomoda em incursões demoradas, até para mulheres e pessoas que possam não estar preparadas para a tarefa.



Beleza e Aparência Agressiva
Acho que a at44 é muito bela e sim oferece muito potencial para ser tunada e deixada com aparência mais agressiva e estilizada, sim porque não, acredito que a customização é a forma de um proprietário transformar um equipamento feito em serie e de aparência impessoal em algo único e destacável em um grupo de iguais.
Sem contar que melhorias sempre são possíveis em um equipamento, dentro de uma logica e bom senso claro.


Avaliação Geral
Pontos positivos:
Possui uma ótima indexação do magazine, nunca trava ou coloca 2 chumbos ao mesmo tempo.
Ótimo side lever, magazine de fácil carregamento e que não perde chumbos.
Cano de ótima qualidade
Gatilho em metal e bastante customizavel
Mira aberta e trilho de 11 e 20mm para uso de lunetas.
Peças reparáveis e o´rings de fácil localização
Pontos negativos :
Para troca dos o´rings do cano deve-se atentar para não romper os novos pois a rebarbas metálicas que cortam o o´ring sempre que se retira o cano.
Trava automática (na minha opinião é muito desagradável, manual é bem mais confortável)


REVIEW REALIZADO PELO NOSSO COLABORADOR EU JNEMO DO GRUPO DE ATIRADORES DE SÃO PAULO - GRUPO FPS.


8 comentários:

  1. Essa arma é muito bacana, tive a oportunidade de atirar com uma igual de um grande amigo meu em Santa Catarina, um dia eu ainda compro uma, Parabéns pelo Review, o Blog cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais eu leio aqui nesse blog mas fã eu fico sempre com coisas super interessante parabéns mas uma vez.
    Antonio Maia.

    ResponderExcluir
  3. Hatsan eu comparo com o Gol da VW , barata, versátil e todo mundo gosta.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    At44 é a pcp que todos indicam.

    ResponderExcluir
  5. Encher com bomba é pesado pra caramba a minha chegou no dia seguinte troquei por cilindro

    ResponderExcluir
  6. Existe local onde recarregar cilindro de ar "scuba" em Belém???

    ResponderExcluir
  7. achei na Internet que o magazine da Hatsan não aceita chumbinhos que sejam um pouquinho longos ..e verdade isso ?????

    ResponderExcluir
  8. achei na Internet que o magazine da Hatsan não aceita chumbinhos que sejam um pouquinho longos ..e verdade isso ?????

    ResponderExcluir